Dos dias que passam...




Há quem fique desesperado com cada dia que passa. Aquela angústia de se olhar o espelho e ver as marcas que se instalam, implacavelmente.
Mas também há que gosto de se olhar no espelho.
Eu olho para mim, todos os dias e fico intrigada com meus reflexos.
Manhãs em que me conheço e outras em que que desconheço por completo, mesmo antes de uma demência se instalar.
Por mais que eu conheça a mim mesmo há partes obscuras e misteriosas que, nem mesmo eu, consigo tocar.
Mas gosto e respeito o que vejo.
Fico pensando que somos como o abrir de um botão de flor - por mais que se observe, não dá para ver cada passo do seu desabrochar... você fica ali, olhando a flor abrir, mas ela não abre e, você fecha os olhos por milésimos de segundos, numa piscada ligeira, e, lá está a flor, aberta, majestosa... assim são nossas rugas - um dia você acorda e, mesmo que tenha observado por anos a fio, só percebe quando as marcas de expressão já lhe estão caladas.
Eu curto as minhas marcas. Eu as recebo com deferência, com carinho.
Cada marca é um ato de sobrevivência.
Eu gosto do rumo que a minha VIDA traça para mim a cada dia!
Gosto de poder saber-me madura de corpo e de alma.
A graciosidade dos dias de madurices não tem preço!

A cada dia que passa sei quem me ama e quem me tolera, quem me diz a verdade e quem me fala às costas...
Posso falar, com mais serenidade e sem atropelos tudo aquilo que sinto, sem se importar com o que vão pensar de mim ou não.
Trago bagagem riquíssima de doçuras e de amargor e consigo viver com essa dicotomia a ponto de torná-la equilíbrio.

Não! Não me desespero com os dias que passam feito ventanias.
Não! Não me assusto com os imediatismos, porque eu aprendi a viver o meu tempo.


Não! Não me importo com as pessoas que me passam alheias!
Aprendi a compreender-me e portanto compreender as pessoas à minha volta!

Não me aborreço mais e, se o faço, é de forma contida e quase imperceptível.

Cada qual é como é!
Eu sou como sou!

E quando aprendemos a nos aceitar os passos ficam mais leves e as portas se abrem mais escancaradamente!
A VIDA é assim - ela lhe ensina a viver, mas você só aprende se quiser!
Eu quis!

ENTRE BORBOLETAS E MARIPOSAS
As Crônicas do meu Jardim...

4 comentários:

  1. Que bonito. Acho que somos todos um pouquito assim:)) Adorei o texto poético ;))

    Hoje: Viagem à gratidão

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta lição poética sobre como lidar com a vida que passa!!! Bj

    ResponderExcluir
  3. Muitas vezes me sinto assim! Parabéns pelo poema!:)

    A chuva, o elixir dos meus dias.
    Beijos - Boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Quem não tem dias que quer passar longe do espelho? E noutros ele parece nos sorrir!! Adorei! Agora consegui te colocar na minha lista novamente!Que bom! vamos nos ver ! beijos, chica

    ResponderExcluir

Grata por passar e deixar suas impressões...